EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO COMUM: ENSINO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Résumé
A pandemia do Covid-19 fez com que obrigatoriamente a escola migrasse seu
formato de educação presencial para um novo formato, o ensino remoto
emergencial. E desta forma, consequentemente, os atendimentos na área de
educação especial tiveram que se estabelecer no mesmo formato. Em
condições de aulas remotas o Atendimento educacional especializado (AEE)
deve ter papel de destaque no acompanhamento do aluno público-alvo da
educação especial. Portanto, pretendemos com este trabalho investigar a
seguinte problemática: Como o AEE, em colaboração com o ensino comum
acompanha e sistematiza o processo de ensino e aprendizagem dos alunos
público-alvo da educação especial na educação infantil por meio do ensino
remoto? O objetivo principal foi descrever e problematizar as possibilidades de
articulação entre o trabalho do professor do AEE e o professor da sala de aula
comum da Educação Infantil no período de atendimento remoto em
consequência do Covid -19, além das dificuldades encontradas neste processo.
Descrevemos e analisamos a experiência desenvolvida em uma escola de
Educação Infantil de um município de cerca de 200 mil habitantes no interior do
estado de São Paulo. Tivemos como participantes deste estudo 2 professores
(1 de AEE e 1 da sala comum). Os resultados demonstraram que a pandemia
trouxe à tona questões muito complexas acercados processos educativos, tais
como a necessidade de revisão de currículos, metodologias que não atendem
a necessidade de todos os alunos, formação de professores entre outros. Além
de possíveis comprometimentos ou lacunas na aprendizagem e
desenvolvimento dos alunos público-alvo da educação especial devido às
restrições impostas pela pandemia.
Palavras-chave: Educação especial. AEE. Educação infantil. Ensino
colaborativo. Ensino remoto.
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