A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA

Auteurs

  • Bárbara Rebecca Baumgartem França Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexsandra Polini de Jesus da Gama Universidade Federal do Espírito Santo

Résumé

A ascensão da institucionalização de políticas públicas educacionais inclusivas, resultou no aumento de matriculas de estudantes público-alvo da educação especial na escola regular, tornando demanda formar profissionais capazes de garantir a inclusão destes estudantes. A pergunta que orienta a investigação consiste em: que tipo de conhecimento o Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees-CNPq/Ufes) tem produzido na área de Educação Especial e Formação Continuada fundamentado nos pressupostos teóricometodológicos da pesquisa-ação colaborativo-crítica? Assim, objetiva mapear a produção científica do Grufopees-CNPq/Ufes, sobre formação continuada na perspectiva da inclusão escolar e pesquisa-ação colaborativo-crítica, no período de 2013-2021. Por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica do tipo estado da arte,
mapeia os artigos publicados em periódicos e os trabalhos completos publicados em anais de congressos, enfatizando o volume produzido ao longo dos anos, os participantes envolvidos e as principais temáticas abordadas. Por meio do instrumento de leitura denominado “ficha de resumo”, os dados puderam ser analisados, a luz da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, fundamentados a partir do conceito de discurso e argumento, expresso pelos sujeitos, autores das pesquisas. De modo geral, esses estudos vêm contribuindo para o campo da formação continuada na perspectiva inclusiva, fundamentados em concepções da pesquisa-ação colaborativocrítica, revelando possibilidades do trabalho conjunto, a reflexão entre teoria e prática como forma de ressignificar os papéis exercidos entre o campo da escola e a universidade, fortalecendo formação crítica na construção de conhecimentos com o outro. Assim o incentivo a grupos de pesquisa é necessário no sentido de que estes constituem-se enquanto espaços de fortalecimento da formação docente construída de forma crítica.


PALAVRAS-CHAVE: mapeamento da produção científica; grupo de pesquisa; educação especial; formação continuada; pesquisa-ação colaborativo-crítica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Bárbara Rebecca Baumgartem França, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (CCHN - UFES). E-mail:
barbarabrbf@gmail.com

Alexsandra Polini de Jesus da Gama, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (CE - UFES). E-mail:
alexsandrapolini@gmail.com

Téléchargements

Publiée

02-04-2023