O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA
PROCESSOS INCLUSIVOS, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Résumé
Este estudo intitulado “O aluno com deficiência intelectual nas aulas de matemática: processos inclusivos, aprendizagem e desenvolvimento”, apresenta levantamentos de dados que estão em produção na pesquisa no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Tem como objetivo principal: analisar os processos de produção de conhecimentos matemáticos na relação ensinar e aprender com estudante com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental no contexto da sala de aula comum. Especificamente, pretende-se: problematizar a organização didático-pedagógica relativo ao ensino da matemática no campo foco de estudo; investigar as práticas desenvolvidas com o aluno com deficiência intelectual de modo a compreender o acesso ao conhecimento curricular da matemática; compreender como o aluno com deficiência intelectual internaliza os conceitos científicos da matemática a partir das práticas pedagógicas. Na elaboração desse estudo, o referencial metodológico adotado é de natureza qualitativa, e assume o panorama do estudo de caso numa perspectiva histórico-cultural, dialogando com Vigotski e seus interlocutores, que compreendem o ser humano para além de suas particularidades biológicas, físicas, cognitivas ou sensoriais. Para produção de dados utilizaremos a observação participante, entrevista semiestruturada e fotografias. Uns dos grandes desafios na proposta do estudo em andamento será entender os processos de construção dos conceitos científicos da matemática pelo aluno com deficiência intelectual a partir de seus conceitos espontâneos concomitantemente observando as práticas pedagógicas do (a) professor (a) da sala de aula comum, a fim de que os objetivos propostos sejam alcançados, e a inclusão do sujeito com deficiência intelectual se efetive em função de suas particularidades e potencialidades.
Palavras-chave: Inclusão. Deficiência Intelectual. Componente curricular matemática.
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