A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AFRODESCENDENTE PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
O texto traz reflexões incipientes de pesquisa objetivando discutir a
inclusão do aluno afrodescendente e público alvo da Educação Especial nos
espaços escolares, e colaborar com o enfrentamento às práticas discriminatórias
e ao racismo nesses ambientes. Pauta-se em pressupostos metodológicos de
uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. A cultura hegemônica
eurocentrada direcionou e direciona por muito tempo qual é a proposta de
construção social e isso chega a todas as formas de construção, principalmente
a educacional, por onde grande parte dos sujeitos passa em determinada época
da vida e aqueles com deficiência são marginalizados nos processos
pedagógicos. Viver sob o jugo do preconceito é experiência rotineira dos negros
no Brasil e o racismo, invisibilizado pela corrente de pensamento eurocêntrica é
reforçado pela utópica Democracia Racial. Nesse sentido, ser afrodescendente
e deficiente é trazer a marca no corpo e na pele, e atrair para si os olhares da
discriminação a todo o momento e não raramente camuflados sob a fantasia de
proteção, muitas vezes no discurso da defesa por espaços ideais em escolas
especiais para melhor assistência, de estarem com seus pares e onde não
sofrerão discriminação. Os resultados iniciais sugerem que o racismo influencia
negativamente no processo de inclusão do estudante com deficiência, e a
resistência, um ingrediente fundamental ao alicerçamento de práticas que
privilegiam a equidade.
Palavras-chave: Negro; Deficiência; Resistência; Inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.