A PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: PANORAMA CAPIXABA
Resumo
RESUMO
Apresentamos aqui uma análise reflexiva quali-quanti das pesquisas e diálogos
realizados na educação especial capixaba com base nos textos publicados no
Seminário Nacional de Educação Especial e Seminário Capixaba de Educação
Inclusiva de 2018. O objetivo desse trabalho é delinear um panorama das
atuais pesquisas discutidas na área de Educação Especial no território do
Espírito Santo numa composição de dados que sirva de base para uma análise
comparativa em longo prazo e fomentar proposições para o desenvolvimento
de ações formativas que fortaleça o desenvolvimento da Educação Especial
nas escolas municipais e estaduais. Os resultados mostram que as produções
científicas estão centradas na exposição das práticas pedagógicas
direcionadas a determinado público-alvo, o que possibilita uma ampla
divulgação científica dos fazeres de professores da Educação Especial e que
acreditamos colaborar para um aprimoramento da prática docente. De outro
lado a pesquisa revela que há pouca representação de trabalhos relacionados
ao uso de tecnologia no processo de ensino e aprendizagem e uma carência
de pesquisas que se apóiem na análise e na adaptação do currículo. Em
perspectiva, o acervo de textos que compõe esses seminários poderia servir de
base para organização de material formativo dos profissionais da área no
Estado. Acredita-se que as relações quantitativas entre as pesquisas e os eixos
deverão sofrer distorções mais amplas devido ao momento atual (2020) e as
condições estabelecidas pela pandemia, contudo é notório pelos dados
apontados que conceitos como Trabalho Colaborativo e Adaptação Curricular
ainda precisam ser fortalecidos com os professores no território capixaba, bem
como a aplicação de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dos
alunos público-alvo da educação especial.
Palavras-chave: Pesquisa em Educação Especial; Práticas Pedagógicas;
Tecnologia; Currículo.
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