A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
Esse estudo é um recorte da tese de doutorado intitulada “A criança com
deficiência intelectual e o desenvolvimento das funções psicológica superiores:
um olhar para as práticas pedagógicas” que teve como objetivo geral investigar
como as práticas pedagógicas podem contribuir para o desenvolvimento das
funções psicológicas superiores da criança com deficiência intelectual na
Educação Infantil. Para tal, foram utilizados, como aporte teórico, os estudos de
Lev S. Vigotski e seus colaboradores. Para alcance dos objetivos propostos,
por meio da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos a análise
microgenética, pois este método de pesquisa consiste na compreensão dos
fenômenos a partir de seu acontecer histórico, com um olhar voltado para o
particular, sem perder de vista o objeto em sua totalidade. Como
procedimentos de recolha de dados, utilizaram-se a observação e as
entrevistas buscando compreender os movimentos que envolviam o fazer
pedagógico e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Como
resultados, notamos que as práticas pedagógicas se constituem em ações
mediadoras capazes de alavancar o processo educativo do sujeito. No caso da
criança com deficiência intelectual, as práticas pedagógicas cumprem, ainda, o
papel de conduzir por caminhos indiretos o curso do desenvolvimento,
colocando em movimento as funções psicológicas superiores. Percebemos
também que o aprendizado, quando organizado de maneira adequada, pode
resultar em desenvolvimento mental, possibilitando à criança com deficiência
aprender e se desenvolver como sujeito social, histórico e cultural.
Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Práticas Pedagógicas. Funções
Psicológicas Superiores.
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