O APOIO ESPECIALIZADO: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E COLABORAÇÃO NA ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO
Resumo
Historicamente somos modificados pela necessidade da busca de saberes, da
compreensão de determinados conceitos, de respostas às inquietudes que vão
surgindo através das observações evidenciadas no cotidiano do trabalho, bem
como, a participação e as experiências constituídas pelas relações com as
pessoas. O estudo trata-se de um recorte da pesquisa de Mestrado em
andamento do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
do Centro Universitário Norte do Espírito, sob nº CAAE 16486919.2.0000.5063
de aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos.
Objetivou-se compreender como se dão as especificidades de aprendizagem
da criança com autismo, a partir de uma proposta de intervenção elaborada
pela pesquisadora, juntamente com a professora especialista da sala de aula
do ensino comum, apresentando através dos dizeres, observações e
percepções, resultados e análises das mediações feitas pelas professoras,
participantes da pesquisa, junto à criança com autismo. A pesquisa
fundamenta-se teórica e metodologicamente na perspectiva Histórico-Cultural
de desenvolvimento humano elaboradora por Vigotski (2009, 2011) e
colaboradores na medida em que postulam que nossa subjetividade se constrói
na relação entre sujeitos. Nesse sentido, podemos analisar através dos dados
obtidos que é preciso repensar a prática docente, incluindo o repensar das
ações realizadas no trabalho colaborativo e os serviços de apoio. Portanto, se
faz necessário oportunizar experiências de estudos e trocas significativas de
aprendizagem entre os profissionais da educação, propondo o entrelaçamento
do saber e as práticas possíveis, transformando e potencializando as ações
pedagógicas.
Palavras-Chave: Apoio especializado, Ensino-aprendizagem, Autismo,
Práticas Inclusivas.
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