O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: possibilidades e experiências
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo relatar a experiência de um município
do interior do estado de São Paulo sobre a continuidade da oferta dos serviços
de Atendimento Educacional Especializado durante o período de isolamento
social e ensino remoto, em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus.
Diante do novo cenário social e educacional e das orientações para que os
sistemas de ensino dessem continuidade ao trabalho educacional, mas de
forma remota, professores, gestores e toda a comunidade escolar tiveram que
se reorganizar para tal oferta e a questão que surge para os profissionais da
Educação Especial é como organizar o Atendimento Educacional Especializado
de forma remota. Seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação
e o Parecer CNE – CP nº 05/ 2020, o município organizou-se para ofertar o
ensino remoto para todas as etapas e modalidades de ensino, inclusive o AEE,
ofertado a todos os alunos que dele necessitaram. Participaram da pesquisa,
uma gestora e cinco professores de um centro de AEE, de um município de
médio porte do interior paulista. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista
semiestruturada, por meio de videoconferência, com perguntas organizadas em
blocos temáticos, que foram transcritas na íntegra posteriormente e passaram
por análise de conteúdo. Foram coletados ainda, materiais como vídeos e fotos
do trabalho realizado pelos professores, que confeccionaram kits de materiais
personalizados para os alunos, construíram materiais concretos e adaptados,
gravaram videoaulas, utilizando assim, tecnologias de baixo custo e de alto
custo, digitais e não digitais. Além disso, professores e alunos contaram com o
apoio e envolvimento das famílias, e esse trabalho cooperativo e conjunto
garantiu a continuidade do processo de inclusão deles.
Palavras-chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado;
Ensino Remoto; Inclusão Escolar.
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