FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO MÉDIO DO IFES/ITAPINA
Resumo
Tem como objetivo constituir processos de formação com os professores da
educação profissional e tecnológica do Ifes campus Itapina visando à inclusão
de estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados nos Cursos de
Ensino Médio. Fundamenta-se nas contribuições de Freire (1987, 1996) e
autores da Educação Especial. Apoia-se na pesquisa de cunho qualitativo e
nos pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica, tendo como
procedimentos: a) pedido de autorização ao órgão competente e aos sujeitos
envolvidos para a realização do estudo e a organização do processo formativo;
b) consulta documental: compreensão da história da cidade de Colatina/ES, a
política educacional nela presente e a escola pesquisada na interface com a
Educação Especial; c) composição de encontros de formação com os
profissionais da escola. Toma o período de abril a dezembro de 2020 para a
coleta dos dados, tendo como instrumentos de registro, o diário de campo e
gravadores. Traz como sujeitos da pesquisa a direção da unidade de ensino, a
coordenação de ensino e de curso, os pedagogos, os professores do ensino
comum, a equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades
Educacionais Específicas (NAPNE). Busca pelos seguintes resultados:
constituição de conhecimento sobre as políticas de Educação Especial no Ifes
Campus Itapina, bem como acerca das possibilidades e dos desafios que
atravessam o processo; adensamento dos saberes-fazeres dos profissionais da
Educação em atuação na escola em relação aos pressupostos da Educação
Especial em uma perspectiva inclusiva e; fortalecimento dos processos de
inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos Cursos de Ensino
Médio da referida instituição, sendo todo o processo alimentado pela formação
continuada de professores em contexto.
Palavras-chaves: Educação Especial. Ensino Médio. Educação Profissional e
Tecnológica. Formação de Professores
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