O ENSINO/TRABALHO COLABORATIVO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
Resumo
O trabalho aponta resultados parciais de um grupo de estudo formado por
pesquisadoras das Redes Estadual e Federal de Ensino do Espírito Santo.
Tem por objetivo discutir temas relevantes ao ensino/trabalho colaborativo na
educação especial inclusiva para desenvolver ações de formação continuada
com professores das redes públicas de ensino do Estado do Espírito Santo. A
temática desta pesquisa situa-se em como praticar um ensino/trabalho
colaborativo na educação especial inclusiva. Para tanto, o grupo de pesquisa
virtual iniciado no mês de maio deste ano, no período da pandemia de
Covid-19, tem se utilizado do percurso metodológico da pesquisa bibliográfica
com caráter reflexivo, partindo de discussão das temáticas, reflexão sobre
práticas colaborativas realizadas e, em paralelo, a realização de orientações
aos professores que atuam com alunos com deficiência. O estudo tem por base
a perspectiva Histórico Cultural que concebe o homem como um ser histórico,
cujo desenvolvimento humano e aprendizagem ocorrem por meio dos
processos de interação e de mediação. Esta matriz teórica compreende o
indivíduo como alguém que transforma e é transformado nas relações
produzidas por meio da interação social. Os resultados iniciais sinalizam que o
ensino colaborativo torna-se fundamental para a escolarização do aluno com
deficiência, marcando positivamente a prática do professor e da escola no
caminho da inclusão escolar, que deverá propiciar as inúmeras possibilidades
para a aprendizagem dos educandos e dos educadores. Esses dados apontam
para a necessidade de sistematizar formações continuadas sobre a temática
para que o ensino/trabalho colaborativo se torne uma realidade nas escolas,
favorecendo, assim, a inclusão de todos os alunos.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino/trabalho colaborativo.
Educação especial inclusiva.
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