AS FUNÇÕES MEDIADORAS DE HABERMAS: ANÁLISE SOBRE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo
Nas últimas décadas tem-se presenciado o avanço das políticas
públicas no que diz respeito à garantia de acesso nas escolas comuns dos
alunos público-alvo da Educação Especial, desencadeando assim a
necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas dos profissionais
envolvidos. Nesse contexto, diferentes pesquisas apontam a formação
continuada como ação necessária para a superação desses desafios. A
presente pesquisa objetiva refletir sobre as possíveis implicações de um
processo de formação continuada na perspectiva crítico-reflexiva para o
movimento de inclusão escolar no contexto de uma escola municipal de ensino
fundamental da Serra. Tal processo formativo vincula-se aos movimentos do
Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão de Educação Especial,
que assume as funções mediadoras da relação teoria e prática, sustentada em
Habermas (1987; 2013) e na pesquisa-ação colaborativo-crítica (CARR;
KEMMIS, 1988). Envolveram-se com a pesquisa professores de sala comum e
de Educação Especial de uma escola do município da Serra, além de alunos
da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.
Os dados foram produzidos por meio de um grupo de estudo-reflexão
constituído pelos sujeitos da pesquisa e coletados por meio de registros em
diário de campo e gravações e transcrições de áudio. Destaca-se como
resultados a potencialidade do grupo de estudo-reflexão, apontada pelos
profissionais da educação como uma alternativa efetiva de formação
continuada por considerar as demandas individuais e coletivas da escola e dos
professores. Nessa perspectiva, a formação continuada parece se constituir
como um fator ímpar para o desenvolvimento do trabalho colaborativo
indispensável à perspectiva da inclusão escolar.
Palavras-chave: Educação Especial na perspectiva inclusiva. Formação
Continuada de Professores. Práticas Pedagógicas. Funções Mediadoras.
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