Psicanálise e arte em Freud segundo Paul Ricoeur: a guerra faz sublimar?

Autores

  • Luiz Roberto Monzani UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Weiny César Freitas Pinto

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v5i1.11577

Resumo

O artigo resulta da comunicação apresentada na mesa-redonda Filosofia, piscanálise e arte do VI Congresso internacional de filosofia da psicanálise, realizado em Setembro de 2015, na cidade de Vitória – ES, e cujo tema foi Tempos de guerras atuais. O texto, manteve o estilo original e preservou o caráter incipiente da análise; isso, de forma precisa, quer dizer que trata-se de um trabalho basicamente descritivo e largamente hipotético. Primeiro, analisa-se o texto de Freud, Reflexões para os tempos de guerra e morte, demonstrando, nas concepções freudianas de desilusão e morte, a existência de um duplo sentido; em seguida, refere-se à análise de Paul Ricoeur sobre a relação da psicanálise com a arte, notadamente, a partir do tema da sublimação, para, então, associando certo caráter operacional do duplo sentido da desilusão e da morte com a teoria da sublimação, propor, finalmente, a hipótese de que a guerra faz sublimar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Monzani, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Luiz Roberto Monzani é professor Adjunto da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil e pesquisador do CNPq

 

Weiny César Freitas Pinto

Graduado, especialista, mestre em Filosofia. Cumpriu um ano (2014/2015) de estágio doutoral na EHESS/Fonds Ricoeur, Paris, França. Realiza, em fase final, doutorado em Filosofia pela UNICAMP. Professor do Curso de Filosofia da UFMS. Atua na área de história da filosofia moderna (Descartes) e contemporânea com ênfase em Filosofia da psicanálise.

Downloads

Publicado

26-08-2016

Como Citar

Monzani, L. R., & Freitas Pinto, W. C. (2016). Psicanálise e arte em Freud segundo Paul Ricoeur: a guerra faz sublimar?. Sofia , 5(1). https://doi.org/10.47456/sofia.v5i1.11577