Bachelard e sua interpretação filosófica da Teoria da Relatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v9i1.27373

Resumo

A Teoria da Relatividade abalou as noções mais fundamentais da física e da filosofia consideradas como absolutas até o início do século XX. Esse contexto de reforma epistêmica fez com que filósofos e cientistas repensassem a epistemologia para buscar fundamentos mais adequados à mecânica de Einstein. Gaston Bachelard trouxe em sua filosofia científica uma importante reflexão acerca das inovações da física contemporânea ao ter como seu projeto filosófico dar às ciências os fundamentos necessários para seu melhor entendimento. O presente trabalho busca caracterizar as ideias do filósofo francês de forma sistemática e pôr em destaque um filósofo por vezes esquecido nos estudos acerca da filosofia da física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Velanes de Araújo, Doutorando UFBA

Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA, bolsista Capes.

Gabriel Kafure da Rocha, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutorando em Filosofia pela UFRN, Mestre em Filosofia pela UFPI, Especialista em Metodologias do Ensino Superior pela UFMA e Graduado em Filosofia pela UFPE.

Downloads

Publicado

10-11-2020

Como Citar

de Araújo, D. V., & da Rocha, G. K. (2020). Bachelard e sua interpretação filosófica da Teoria da Relatividade. Sofia , 9(1), 220–237. https://doi.org/10.47456/sofia.v9i1.27373