A lógica do conteúdo no reino das sombras: o início e o princípio da Ciência da Lógica de Hegel
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v9i1.28876Resumo
Resumo
O trabalho examina a conexão existente entre a concepção hegeliana de “início” e “princípio” e a função que esses conceitos cumprem no interior da Ciência da Lógica de Hegel. Partindo da análise dos conceitos de “saber puro” e “ser simples” e de sua relação com as concepções de início e princípio, demostramos em que sentido a Ciência da Lógica deve ser compreendida como lógica objetiva. Nesse sentido, defendemos que a lógica de Hegel é essencialmente uma lógica do conteúdo [Gehalt] e de conteúdo [Inhalt].
Palavras-chave: Hegel – Ciência da Lógica – Início – Princípio
Abstract
The work examines the connection between the Hegelian conception of ‘beginning’ and ‘principle’ and the function that these concepts fulfill within Hegel's Science of Logic. Starting from the analysis of the concepts of ‘pure knowledge’ and ‘being simple’ and its relationship with the conceptions of beginning and principle, we demonstrate in which sense the Science of Logic must be understood as objective logic. In this sense, we argue that Hegel's logic is essentially a logic of content [Gehalt] and of content [Inhalt].
Key words: Hegel - Science of Logic - Beginning - Principle
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Guilherme Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.