A intencionalidade na perspectiva histórico-existencial
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v9i1.29128Resumo
Resumo:
O artigo apresenta a concepção heideggeriana de intencionalidade, à luz da compreensão da transcendência do aí-ser (Dasein) como ser-no-mundo em Ser e tempo. Insiste em que tal concepção só pode ser bem apreendida a partir da intuição fundamental do filósofo sobre o sentido de ser do aí-ser e consequentemente do ser como tal. Trata-se da abordagem do ser-humano como vida fáctica ou existência histórica em contraposição a todo o pensamento metafísico com suas distinções sensível/inteligível e sujeito/objeto.
Palavras-chave: sentido de ser; pensar fenomenológico-hermenêutico; metafísica; existência histórica; intencionalidade; transcendência
Abstract:
The article presents the Heideggerian view of intentionality, in the light of the Dasein`s transcendence as Being-in-the-world in Being and Time. It stresses that such a view can only be well grasped from Heidegger`s fundamental insight into the meaning of Dasein`s Being and hence of Being as such. This insight implies the approach of human being as factical life or historical existence in opposition to all metaphysical thinking with its sensible/intelligible and subject/object distinctions.
Key-words: Meaning of Being; phenomenological-hermeneutic thinking; metaphysics; historical existence; intentionality; transcendence
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.