Subsídios para uma teoria da consciência enquanto cinema com base em António Damásio
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v10i2.31283Palavras-chave:
Teoria da Consciência enquanto Cinema. António Damásio. Filosofia da Mente. A Estranha Ordem das CoisasResumo
António Damásio, um eminente estudioso da consciência, que se enquadra no paradigma fisicista darwinista, tem vindo a dedicar-se, ao longo dos anos, ao estudo da consciência, em paralelo com um enfoque especial nos seus componentes emocionais, até chegar à sua obra A estranha ordem das coisas: a vida, os Sentimentos e as culturas humanas, que, de algum modo, constitui o culminar desse seu percurso. Estas suas teorizações sobre a consciência contêm, de modo esparso e não sistematizado, elementos correlatos ao cinema e aos Estudos Fílmicos, que me parecem muito relevantes, sendo uma linha de investigação a aprofundar. Ele, de algum modo, intui essa ligação entre a consignação da consciência humana e os processos cinematográficos, mas não a salienta nem a explora. Ora, eu, com base nas suas postulações, pretendo reunir, sistematizar e expandir uma série de elementos e concepções no sentido de criar um primeiro levantamento crítico para a criação de uma Teoria da Consciência enquanto Cinema. Assim, em paralelo com as advocações damasianas surgirão conceitos de minha lavra, como, por exemplo: introjacente e arquivo imagético interno, entre outros. Este não é, portanto, um trabalho definitivo, mas, sim, exploratório, e deve ser lido e entendido como tal. Pretende-se que seja o primeiro de outros trabalhos que surgirão sobre esta problemática.
Downloads
Referências
ACKERMAN, J. The genius of birds. New York, London: Pinguin Books, 2017.
CHALMERS, D. J. The conscious mind: in search of a theory of conscious experience. Oxford: Oxford University Press, 1996.
DAMÁSIO, A. O livro da consciência: a construção do cérebro consciente. Trad. de Luís Oliveira Santos/João Quina Edições. 1.ª edição. Lisboa: Temas e Debates/ Círculo de Leitores, 2010.
______ O sentimento de si: corpo, emoção e consciência. Versão portuguesa a partir do original em Inglês revista e anotada pelo autor. 1.ª edição. Lisboa: Temas e Debates/ Círculo de Leitores, 2013. [1999] /
______ A estranha ordem das coisas: a vida, os Sentimentos e as culturas humanas. Trad. de Luís Oliveira Santos/João Quina Edições. 1.ª edição. Lisboa: Temas e Debates/ Círculo de Leitores, 2017.
______ Entrevista a António Damásio para as Fronteiras do Pensamento. Fronteiras do Pensamento, 2017a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=SIj3hOMaIIM.
DAMÁSIO, A.; KAPLAN, J.; MAN, K. Decoding the neural representation of story meanings across languages. Human Brain Mapping, September. 2017. Disponível em: http://morteza-dehghani.net/wp-content/uploads/Dehghani_et_al-2017-Human_Brain_ Mapping.pdf.
DENNETT, D. C. Consciousness explained. New York, Boston, London: Back Bay Books/Little Brown and Company, 1992.
______ From bacteria to Bach and back: the evolution of minds. New York: penguin Random House, 2017.
EASTERLIN, N. The functions of literature and the evolution of extended mind. Edição especial da New Literary History n. º 44.vol. 4, primavera, 2013, pp. 661-82.
FRANKL, V. E. Man's search for meaning: the classic tribute to hope from the holocaust. London: Ebury Publishing/Penguin Books, 2004.
GODFREY-SMITH, P. Outras mentes: o polvo, o mar e a origem profunda da consciência. Trad. de Pedro Garcia Rosado. 2.ª ed. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2017.
HERMAN, D. Narrative theory and the cognitive sciences. California: Center for the Study of the Language and Information, Stanford University, 2003.
______ Storytelling and the sciences of the mind. Cambridge: Mit Press/ Massachusetts Institute of Technology, 2013.
HOGAN, P. C. Cognitive science, literature and the arts: a guide for humanists. New York and London: Routledge, 2003.
______ The mind and its stories: narrative universals and human emotion. Cambridge: Cambridge University Press, 2003a.
SEARLE, J. R. Da realidade física à realidade humana. Trad. Daniela Moura Soares. Lisboa: Gradiva, 2020.
SHELDRAKE, R. Dogs that know when their owners are coming home: and other unexplained powers of animals. New York: Three Rivers Press/Random House, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luís Carlos S. Branco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.