A Liberdade como pré-condição da responsabilidade segundo Hans Jonas

Autores

  • Marco César de Souza Melo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Antonio Glaudenir Brasil Maia

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v10i1.31519

Palavras-chave:

Liberdade. Responsabilidade. Ética. Hans Jonas

Resumo

O escopo do presente trabalho é demonstrar como na filosofia do alemão Hans Jonas as categorias liberdade e responsabilidade são relacionadas para solucionar duas das principais questões que permeiam as preocupações do referido filósofo: uma questão epistemológica, traduzida no problema da técnica moderna e, uma questão prática, cujo foco seria a necessidade de uma nova ética para a civilização tecnológica. Segundo Jonas, temos crescido vultuosamente em poder técnico, porém não dispomos de uma ética que oriente o uso desse poder, sobretudo no tocante às intervenções técnicas sobre a natureza e seus recursos. Com a articulação dos conceitos de liberdade e responsabilidade o autor acredita superar o dualismo entre ser humano e natureza e instituir uma nova ética cuja centralidade seja a defesa da vida. Para nosso estudo, consultamos algumas das principais obras do autor: O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica; O Princípio Vida: fundamentos para uma filosofia da biologia; Técnica, Medicina e Ética: sobre a prática do princípio responsabilidade; Macht oder Ohnmacht der Subjektivitat; e O Conceito de Deus após Auschwitz: uma voz judia. Na primeira parte do trabalho trataremos do conceito de técnica em Jonas e de como o excesso da tecnologia gerou os problemas principais da chamada civilização tecnológica. No segundo momento do texto abordaremos o conceito de liberdade formulado por Jonas em sua filosofia da biologia e como esse conceito implica a superação da dualidade homem e natureza. Por fim demonstraremos como segundo o filósofo a liberdade humana implica no exercício da responsabilidade, isto é, aquela sendo, nesse sentido, pré-condição desta. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FONSECA, L. S. G. Liberdade na necessidade ou a resolução do dualismo segundo Jonas. In: Dissertatio Revista de Filosofia, UFPel [32, 2010], p. 55-75.

JONAS, H. Pensar sobre Dios y otros ensayos. Barcelona: Herder, 1992.

__________. O princípio vida. Fundamentos para uma biologia filosófica. Tradução: Carlos Almeida Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

__________. Poder o Impotencia de la Subjetividad. Barcelona/Espanha: Paidós, 2005.

__________. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

_________. Técnica, Medicina e Ética: sobre a prática do princípio responsabilidade. São Paulo: Paulus, 2013 (Coleção Ethos).

__________. O Conceito de Deus após Auschwitz: uma voz judia. São Paulo: Paulus, 2016.

__________. Ensaios Filosóficos: da crença antiga ao homem tecnológico. São Paulo: Paulus, 2017.

OLIVEIRA. J. R. A transanimalidade do homem: uma premissa do Princípio Responsabilidade. In: Dissertatio Revista de Filosofia, UFPel [32, 2010], p. 77- 97.

VIANA, W. C. Hans Jonas e a Filosofia da Mente. São Paulo: Paulus, 2016.

Downloads

Publicado

19-02-2022

Como Citar

de Souza Melo, M. C., & Brasil Maia, A. G. . (2022). A Liberdade como pré-condição da responsabilidade segundo Hans Jonas. Sofia , 10(1), 210–225. https://doi.org/10.47456/sofia.v10i1.31519