A restituição do espetáculo do mundo na arte
dimensões ontológicas da percepção, expressão e instituição nos ensaios de Merleau-Ponty sobre pintura;
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v11i2.37986Palavras-chave:
arte, ontologia, percepção, expressão, instituiçãoResumo
Ao longo da trajetória intelectual de Merleau-Ponty, as reflexões sobre arte cumprem um papel crucial em sua preocupação de restituir o espetáculo do mundo, através da volta ao brotamento do sentido do ser na experiência antepredicativa do ser humano dada na percepção. Um sinal disso é que, em cada um dos momentos de seu pensamento, ele escreveu um ensaio no qual o tema central é a contribuição da expressão artística para uma reflexão filosófica interessada na abertura humana corporal no mundo. Este artigo tem como propósito realizar uma aproximação de tais ensaios – recorrendo a uma abordagem cronológica – com vistas a demarcar como eles auxiliam no reconhecimento de certas nuances e articulações de seu pensamento, enfatizando a constante ontológica presente em suas discussões sobre arte. Assim, o trabalho realiza uma visão horizontal sobre o percurso merleau-pontiano de pensamento – transitando da fenomenologia da percepção à ontologia da carne –, com incursões verticais sobre as relações entre percepção, expressão e instituição nos ensaios. A hipótese é que tais temas fornecem a base para a compreensão da arte como experiência de fundação do ser.
Abstract
Throughout Merleau-Ponty’s intellectual path, the reflections on art play a crucial role in his concern of restituting the spectacle of the world, through the return to the springing of the meaning of being in the antepredicative experience given in perception. A signal of that is he wrote, in each moment of his thought, an essay in which the central theme is the contribution of the artistic expression to a philosophical reflection interested in the embodied human opening up to the world. This article addresses such essays – using a chronological approach – aiming to detach how they contribute for acknowledging the nuances and articulations of his thought, highlighting the ontological constant present in his discussions on art. Thus, the work performs a horizontal view on Merleau-Ponty’s path of thought – moving from the phenomenology of perception to the ontology of flesh –, with vertical incursions regarding to the relations between perception, expression, and institution in the essays. The hypothesis is that such themes provide the basis for understanding art as an experience of foundation of being.
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