Filosofia no Ensino Médio: considerações sobre a reforma educacional brasileira a partir do pensamento de Theodor Adorno

Authors

  • Wanderley José Deina Federal University of Technology of Paraná image/svg+xml

    DOI:

    https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17784

    Abstract

    O ensaio estabelece algumas reflexões sobre o atual momento da Filosofia no Ensino Médio brasileiro a partir das recentes reformas curriculares, analisadas com base pensamento educacional de Theodor Adorno. O autor apresenta alguns problemas fundamentais da educação moderna que repercutem diretamente nas dificuldades para se trabalhar com a Filosofia em nossos dias, como também apontam para sua importância. Além das questões de legislação que ora ampliam, ora limitam, ou mesmo pretendem interditar o filosofar na sala de aula, a leitura de Adorno possibilita um olhar aberto para a formação escolar e sobre as possibilidades formativas da Filosofia. A despeito das diversas barreiras, institucionais ou culturais, sustenta-se que a Filosofia pode colaborar fundamentalmente para uma formação emancipatória, que supere a exigência social básica da adaptação ao mundo, algo que parece sobressair na atual reforma educativa. Para o autor, a educação para a emancipação é uma exigência fundamental das sociedades democráticas.

    Downloads

    Download data is not yet available.

    Author Biography

    • Wanderley José Deina, Federal University of Technology of Paraná
      Professor de Filosofia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (DAESO), Graduado em Filosofia pela UFPR, Mestre e Doutor em Educação pela USP, na linha de Filosofia da Educação.

    Published

    2018-04-02

    Issue

    Section

    Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino

    How to Cite

    DEINA, W. J. Filosofia no Ensino Médio: considerações sobre a reforma educacional brasileira a partir do pensamento de Theodor Adorno. Sofia, v. 6, n. 3, p. 5–25, 2 Apr.2018.