Evidências de dialeticidade no pensamento de Goethe
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v9i1.28991Resumen
Este trabalho trata da peculiar dialética de Goethe. Como um declarado “não filósofo" que, não obstante, tem uma filosofia, Goethe jamais formalizou os fundamentos de seu pensamento. A importância capital de sua obra no desenvolvimento da metafísica da subjetividade, tanto através do Idealismo quanto do Romantismo, no entanto, fazem da filosofia subjacente a esta obra um ponto de inflexão do pensamento contemporâneo. Ainda que o neoplatonismo de Goethe seja bastante obvio, é possível argumentar que este elemento neoplatônico de seu pensar dinâmico e algo vago possa, ao final, estar subjugado a, por exemplo, Espinosa, a algum helenismo ou uma concepção empirista. Defenderei, portanto, que uma dialeticidade de fundo é um traço central e inconfundível, ainda que talvez discreto, na integração da visão de mundo de Goethe
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Humberto Schubert Coelho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.