Duas teses sobre a evidência: o “duplo deslocamento” propedêutico à fenomenologia de Husserl
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v9i1.30885Resumen
O presente artigo aborda duas teses principais sobre a evidência em Husserl. A primeira delas afirma que a evidência é o “primeiro princípio metódico” a reger a investigação de um objeto, ao passo que a segunda afirma que “toda evidência predicativa implica em uma evidência pré-predicativa”. No exame da primeira, encontramos o que assegura a passagem da “presunção” a “presença” de algo visado; já a segunda supõe uma reflexão sobre o alcance e limite da evidência, revelando-nos o deslocamento da percepção sensível para a percepção categorial. Se a primeira tese consiste em uma lição preliminar sobre o método fenomenológico, a segunda contém a descoberta da intuição categorial e sua relação com a experiência pré-predicativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Carlos Diógenes Côrtes Tourinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.