Agamben contra Agamben
por uma revisão do conceito de vida nua
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v11i2.38862Palabras clave:
Giorgio Agamben, vida nua, vida naturalResumen
Intenciona o presente artigo revisar em perspectiva o conceito de vida nua, tomando como fonte primeira o livro que o traz como protagonista, Homo sacer: il potere sovrano e la nuda vita, sem negligenciar outras aparições conceituais relevantes no conjunto da obra, especialmente em L’uso dei corpi. Longe de pretender requentar a apresentação do conceito ou tentar expressá-lo de modo mais inteligível, queremos desfazer uma confusão interpretativa provocada pelo próprio texto de Giorgio Agamben, no original italiano, que algumas vezes distingue claramente vida nua de vida natural ou zoé, outras vezes as equiparam equivocadamente. Deixaremos nas linhas que se seguem que o texto do filósofo romano venha em auxílio e contra o seu próprio texto, para demonstrar que vida nua difere de existência biológica. Preparamos assim a investigação proposta em um projeto de pesquisa que foi denominado por mim de Por uma vida nua, no qual se objetiva encontrar o outro lado da vida nua, elaborar um conjunto de reflexões que anele pela defesa de alternativas éticas e políticas que levem em consideração a nudez tal como pode ser filosoficamente e positivamente compreendida.
Abstract
The present article intends to review the concept of bare life in perspective, taking as its primary source the book that features him as the protagonist, Homo sacer: il potere sovrano e la nuda vita, without neglecting other relevant conceptual appearances in the whole of the work, especially in L'uso dei corpi. Far from intending to revive the presentation of the concept or try to express it in a more intelligible way, we want to dissolve an interpretative confusion caused by Giorgio Agamben's own text, in the original Italian, which sometimes clearly distinguishes bare life from natural life or zoé, at other times wrongly equated them. In the following lines, we will allow the text of the Roman philosopher to come to the aid and against his own text, to demonstrate that bare life differs from biological existence. Thus, we aim to prepare the investigation proposed in a research project that I called For a bare life, in which the objective is to find the other side of bare life and to elaborate a set of reflections that yearn for the defense of ethical and political alternatives that considers nudity as it can be philosophically and positively understood.
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