As intermitências do objeto histórico

crítica do progresso e sentidos da revolução em Walter Benjamin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v11i2.38953

Palabras clave:

revolução, fascismo, história, escrita, Walter Benjamin

Resumen

Este artigo investiga a articulação entre crítica do progresso e sentidos da revolução na filosofia benjaminiana. É comum a ambos o interesse no questionamento das ameaças fascistas da sua época e o exame dos motivos, meios e possibilidades de subversão do sistema capitalista. Nesse itinerário, Benjamin recusa formulações marxistas mecanicistas, especialmente aquelas desenvolvidas no âmbito da II Internacional, em favor do sentido da revolução relacionado à luta de classes. A isso correspondia a exigência de articulação entre teoria e prática com vistas a uma crítica, que pretendia ser radical, da sociedade burguesa. O questionamento da imagem triunfalista de progresso constituía um fundamento desse conceito de revolução e da crítica ao fascismo.

Abstract

This paper aims to investigate the articulation between the critique of progress and the meaning of revolution in the Benjaminian philosophy. They both face the fascist threats of the time and inquiry the motives, means, and possibilities of subverting the Capitalist system. In this way Benjamin do not follow mechanistic Marxist formulations, especially those which were developed during the II International; instead, he relates the meaning of revolution to class struggle. This corresponded to the demand for articulating theory and praxis toward a critique, which was intended as radical, to the bourgeois society. The refusal of the triumphalist image of the progress established the foundation of the concept of revolution and of the critique of the fascism.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALTER, Robert. Anjos necessários: tradição e modernidade em Kafka, Benjamin e Scholem. Tradução de André Cardoso. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

ANDERSSON, Tag T. Destrucción/construcción. Traducción de Martín Azar. In: OPITZ, Michael; WISILA, Erdmut. Edición castellana al cuidado de María Belforte y Miguel Vedda. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2014.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.

BENJAMIN, Walter. O contador de histórias: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Tradução de Patrícia Lavelle. In: . A arte de contar histórias. Organização e posfácio de Patrícia Lavelle. Tradução de Georg Otte, Marcelo Backes e Patrícia Lavelle. São Paulo: Hedra, 2018.

BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie (escritos escolhidos). Seleção e apresentação de Willi Bolle; tradução de Celeste H. M. Ribeiro de Sousa et. al. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1986.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften I. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991a.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften II. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991b.

BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften III. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991c.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução, apresentação e notas: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização da edição brasileira por Willi Bolle, com colaboração de Olgária Matos. Tradução do alemão: Irene Aron; tradução do francês: Cleonice Paes B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. In.: . Obras escolhidas II. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BENJAMIN, Walter. Teses “Sobre o conceito de história”. In: LÖWY, Michael. Aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira C. Brant, tradução das teses Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

FICHTE, Johann Gottlieb. Obras escolhidas. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GREFFATH, Krista R. Der historische Materialist als dialektischer Historiker: zum Motiv der Rettung in Walter Benjamins Thesen »Über den Begriff der Geschichte«. In: BULTHAUP, Peter (Hrsg.). Materialien zu Benjamins Thesen >Über den Begriff der Geschichte<: Beiträge und Interpretationen. 2. Auflage. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2016.

LÖWY, Michael. Aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira C. Brant, tradução das teses Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

MACHADO, Francisco Pinheiro. Imagem e consciência da história: pensamento figurativo em Walter Benjamin. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2013.

SCHOLEM, Gerschom. As grandes correntes da mística judaica. Tradução de Dora Ruhman et al. São Paulo: Perspectiva, 1972.

Publicado

09-11-2022

Cómo citar

Costa, G. (2022). As intermitências do objeto histórico: crítica do progresso e sentidos da revolução em Walter Benjamin. Sofia , 11(2), e11238953. https://doi.org/10.47456/sofia.v11i2.38953