Psicanálise e Arte como discursos do real: estudos sobre o corpo
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v5i1.11596Résumé
Este artigo parte da discussão sobre a resistência à psicanálise. Resolvemos abordá-la pelos três registros propostos por Lacan. Trabalhamos com três discursos discutidos em sua obra, à saber, o discurso religioso, o discurso científico e o discurso psicanalítico, tendo como texto principal O Triunfo da Religião. Incluímos o que supomos ser um "discurso artístico". A tese é que cada um dos discursos tem em seu "núcleo" algo que é específico a partir de cada um dos registros, ou seja, a base a qual se engendra o discurso religioso é o registro Imaginário, do discurso científico é o Simbólico e o do discurso psicanalítico e artístico é o Real. Por ser um discurso sobre o Real, a psicanálise tem como efeito a produção de resistência. A arte é tida por nós como outro discurso que também toca o Real.
Por fim, vimos a problemática do corpo na psicanálise e na arte, onde ambas expõem não somente a dimensão Imaginária (corpo) e a Simbólica (organismo) mas também a do Real (carne). Optamos por usar dois exemplos das artes, o cinema de horror e os quadros de Francis Bacon.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sofia 2016
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.