Perspectivas em filosofia da mente e da linguagem
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v8i1.27413Résumé
Os artigos que compõem este dossiê lidam com temas centrais da filosofia da mente e da filosofia da linguagem. Alguns deles abordam temas clássicos e apresentam panoramas em língua portuguesa, de modo que se fazem úteis a jovens leitores. Outros textos apresentam propostas mais ousadas e prometem incitar debate entre filósofos mais experientes. Desse modo, este volume se equilibra ao oferecer conteúdo para diversos públicos. Esta introdução pretende fornecer uma descrição sintética das contribuições deste volume, para que o leitor possa ter uma visão sinóptica do conteúdo apresentado. Em filosofia da mente, há discussões sobre o consciente e o inconsciente, qualia, fisicalismo, alucinações, hipótese da mente estendida, emoções, o problema da lacuna explicativa e reducionismo nas explicações em ciências cognitivas. Em filosofia da linguagem, são tratados temas como a relação entre pensamento e linguagem, normatividade linguística e demonstrativos. Além disso, contamos com textos com abordagens históricas que tratam dos escritos de Wittgenstein acerca da psicologia e da investigação de Antístenes acerca dos nomes.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© César Meurer, Nara Miranda de Figueiredo, Raquel Krempel 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.