O Homem, deidade e Deus no pensamento de Xavier Zubiri: uma reflexão inicial
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v2i2.6451Résumé
Com base na tradição filosófica recebida, no que diz respeito a compreensão de Deus, Xavier Zubiri inaugura um caminho novo de conceber a relação entre o homem e Deus. Para ele, o homem, na sua relação com o poder do real, ou deidade, que é ultimidade, possibilidade e impelência, ao qual está intrinsecamente religado, encontra as condições necessárias para realizar o seu ser. A religação é um fato do qual o homem parte na busca do fundamento que lhe serve de apoio. Assim, o homem, vai estabelecendo e experienciando as ideias de Deus, no próprio movimento que faz enquanto pessoa. Essa busca culmina em sua entrega total a uma realidade suprema a que adora, eleva suas súplicas e se refugia. Essa entrega do homem faz parte do âmbito da própria fé.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sofia 2014
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.