Pela participação política: democracia e crítica do sistema representativo contemporâneo em Cornelius Castoriadis
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v3i1.8094Résumé
O artigo a seguir pretende apresentar, de maneira breve, a noção de democracia do filósofo Cornelius Castoriadis, bem como sua crítica às “democracias” contemporâneas – que ele não admitia como tais – dividindo-se para tanto em duas partes, correspondentes a cada um de seus objetivos, acrescidas de considerações finais. Para apresentar a democracia pela visão castoriadiana, aborda-se também a distinção feita pelo autor entre “política” e “político” e entre público e privado, bem como do que ele entende por “autonomia”, objetivo da política, chegando tão próximo de uma definição de democracia quanto o autor se permite. A segunda parte segue os argumentos de Castoriadis contra o sistema representativo corrente, atacando-o tanto nos princípios quanto em seu funcionamento mais específico. Por fim, as considerações finais tentam apontar alguns dos caminhos aos quais esta crítica pode nos levar hoje, inclusive fazendo uma breve relação com as manifestações ao redor do mundo desde 2011.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sofia 2014
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.