“Compaixão contra compaixão!”
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v3i2.8864Résumé
O presente artigo discute alguns aspectos fundamentais da compaixão em Schopenhauer e Nietzsche, por meio de uma análise da interpretação do sofrimento por ambos autores, no intuito de responder – ainda que parcialmente, uma vez que o tema ainda será objeto de investigações futuras – as seguintes perguntas: há, em Nietzsche, apenas uma crítica à moral da compaixão schopenhaueriana? Ou pode-se afirmar que o autor elabora, como desenvolvimento de sua crítica, uma própria concepção de compaixão? E, se assim for, quais são as bases teóricas do autor para isso?
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sofia 2014
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.