O ateu asceta e o padre hedonista; The ascetic atheist and the hedonistic priest

entre Malebranche e Schopenhauer

Autori

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v11i2.38835

Parole chiave:

Malebranche, Schopenhauer, vontade, hedonismo, ascetismo

Abstract

Este artigo tem como objetivo propor uma investigação sobre o conceito de Vontade a partir de Malebranche (1638-1715) e Schopenhauer (1788-1860). Partimos do pressuposto de que, guardadas as devidas proporções, existem elementos que nos permitem afirmar certa semelhança entre ambos. Respeitando as particularidades de cada um, também nos dedicamos em apontá-las sumariamente. Para tanto, dividimos este artigo em três partes. A primeira apresenta aspectos gerais do conceito de Vontade proposto por Malebranche. A segunda debate o conceito de Vontade de vida de Schopenhauer. Na terceira apresentamos uma discussão sobre os caminhos distintos que eles tomaram a partir de um ponto de partida comum: a noção de vontade cega. A partir desta investigação, sustentamos nosso argumento acerca das semelhanças e confluências que, entretanto, não diminuem a especificidade de cada autor, especialmente quanto aos resultados; o cristão pendendo para o hedonismo, enquanto o ateu se inclinou ao ascetismo.

Abstract

This article aims to propose an investigation into the concept of Will from Malebranche (1638-1715) and Schopenhauer (1788-1860). We start from the assumption that, keeping the due proportions, there are elements that allow us to affirm a certain similarity between the two. Respecting the particularities of each one, we are also dedicated to briefly pointing them out. To this end, we have divided this article into three parts. The first presents general aspects of the concept of Will proposed by Malebranche. The second discusses Schopenhauer's Will to Life concept. In the third, we present a discussion of the different paths they took from a common starting point: the notion of blind will. From this investigation, we support our argument about the similarities and confluences that, however, do not diminish the specificity of each author, especially regarding the results; the Christian leaning toward hedonism, while the atheist leaning toward asceticism.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BADIOU, A. Malebranche: L’être 2 – figure théologique (textoétabli par Isabelle Vodoz). Paris, Librairie Arthème Fayard, 2013, p. 01-37.

CACCIOLA, M. L. Schopenhauer é um verdadeiro discípulo de Kant?. Rev. Fil. Aurora. Curitiba, v. 30, n. 49, Jan.-abr., p. 08-17, 2018.

GIACOIA JR, O. Ser e sentido: o paradoxo do sofrimento. Voluntas, vol. 7, nº 22, p. 04-26, Jan-Jun 2016.

MALEBRANCHE, N. A busca da verdade (textos escolhidos). Trad. Plínio J. Smith. 1ªed. São Paulo: Discurso editorial, 2004.

MALEBRANCHE, N. Diálogo de um filósofo cristão e de um filósofo chinês sobre a existência e a natureza de Deus. Trad. João Gama. 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 1999.

MALEBRANCHE, N. Meditações Cristãs e Metafísicas. Trad. Adelino Cardoso. Lisboa : Colibri, 2003.

MALEBRANCHE, N. Méditations chrétiennes et métaphysiques. In : SIMON, Par M Jules (org). Œuvres de Malebranche. Paris : Charpentier, 1871.

MALEBRANCHE, N. Recherche de la Vérité. (Des inclinations ; Des Passions) In : MM. de Genoude; Lourdeux (org). Œuvres complètes. Paris: Libraire de Sapia, 1837.

MONZANI, L. R. Desejo e prazer na idade moderna. 2ªed. Curitiba: Champagnat, 2011.

PRIAROLO, M. Un Plaisir Divin : Malebranche, Lamy (et les autres). In: MUCENI, Elena ; PITASSI, Maria-Cristina. Le Malebranchesme à l’éprouve de ses amis et de ses ennemis, 1º ed. Genève: L’Institut d’histoire de la Réformation, 2015.

RIBEIRO, F. A. S.; SILVA, E. F. Crítica Nietzschiana ao Princípio Ascético Schopenhaueriano. Religare, vol. 7, n. 1, p. 17-26, Mar. 2010.

RILEY, P. The General Will Before Rousseau: The Transformation of the Divine Into the Cive. Princeton: Princeton University Press, 1986, p. 99-137

SCHOPENHAUER, A. O Mundo Como Vontade e Representação (Primeiro Tomo). Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005, p. 480-503.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e Representação (Tomo II, complementos – v. I). Trad. Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: Editora UFPR, 2014a, p. 219-223.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e Representação (Tomo II, complementos – v. II). Trad. Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: Editora UFPR, 2014b, p. 13-17.

WALSH, J.; LENNON, T. Malebranche, the Quietists, and freedom. British Journal for the History of Philosophy, vol. 20, n. 1, p. 69-108, 2012

Pubblicato

19-09-2022

Come citare

da Costa Vaz, J., & Bocca, F. V. (2022). O ateu asceta e o padre hedonista; The ascetic atheist and the hedonistic priest: entre Malebranche e Schopenhauer. Sofia , 11(2), e11238835. https://doi.org/10.47456/sofia.v11i2.38835