Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e o desmonte das políticas sociais: reflexões sobre os desafios da plataforma “Meu INSS”
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n48p268-284Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Políticas sociais, Plataforma , Analfabetismo digital, Precarização do trabalhoResumo
O artigo discute as implicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nas políticas sociais, com foco na plataforma "Meu INSS". O objetivo é analisar os impactos da digitalização sobre o acesso a benefícios previdenciários, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. A metodologia é qualitativa, combinando relatos de experiências dos autores, que atuam em políticas sociais, com uma revisão bibliográfica. Observações registradas em diários de campo apoiam a análise da realidade social e das dificuldades enfrentadas pelos usuários no acesso aos serviços a partir da plataforma digital. A estrutura do artigo é dividida em três tópicos: o primeiro revê a história e os aspectos da previdência social até a implementação da “plataformização”; o segundo problematiza o analfabetismo digital em relação ao avanço das TIC’s; e o último identifica os desafios enfrentados pelos profissionais de Serviço Social. Os resultados revelam que a implementação das TIC’s, enquanto ferramenta de modernização, pode agravar a marginalização de grupos vulneráveis, especialmente devido à falta de acesso e conhecimento sobre tecnologia. Há uma crítica à forma como essas tecnologias podem cercear direitos sociais, evidenciando a necessidade de uma organização coletiva para garantir que a inclusão digital não exclua os usuários dos serviços em questão.
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