“Aqui se respira luta!” Diretrizes Curriculares e questão social

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n50p142-156

Keywords:

Gestão ABEPSS 2021-2022, Diretrizes Curriculares da ABEPSS, Produção de Conhecimento

Abstract

Este artigo se propõe a analisar os debates ocorridos durante a gestão 2021-2022, marcada pelo lema "AQUI SE RESPIRA LUTA!", com foco nas discussões sobre as diretrizes curriculares e a questão social. O artigo retrata como a gestão abordou os desafios e as demandas relacionadas à formação profissional e à inserção dos futuros trabalhadores assistentes sociais, em um contexto de pandemia mundial. Neste sentido, a gestão é marcada pelos desafios desta realidade, dentre estes, o ensino remoto emergencial. O artigo enfatiza as principais propostas e as metodologias adotadas pela gestão para promover a reflexão crítica e a afirmação de um currículo que contempla as necessidades e as especificidades da realidade brasileira. A análise abrange os impactos dessas discussões na formação de profissionais engajados e conscientes de seu papel na sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rodrigo José Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

    Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente Adjunto III da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: rodrigosersocial@gmail.com

  • Gustavo Javier Repetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

    Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente Adjunto III da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: gustavo.essufrj@yahoo.com.br

  • Marina Monteiro de Castro e Castro, Ministério da Educação - MEC

    Professora. Doutora em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Chefe de Gabinete no Ministério da Educação (MEC, Brasília, Brasil). E-mail: marinamcastro@gmail.com

  • Paula Martins Sirelli, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Assistente social. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente do curso de graduação em Serviço Social na Universidade Federal Fluminense (UFF, Rio das Ostras, Brasil) e Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF, Rio das Ostras, Brasil). E-mail: paulasirelli@id.uff.br

References

ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. ABEPSS Itinerante “Questão Social, 25 anos das Diretrizes Curriculares e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Serviço Social”: apresentação. 2020. Disponível em: https://itinerante22.abepss.org.br/. Acesso em: 16 ago. 2025.

ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Curricularização da extensão e Serviço Social. Brasília, DF: ABEPSS, 2022a. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/curricularizacao-da-extensao-e-servico-social_final-202301261913054487670.pdf. Acesso em: 16 ago. 2025.

ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. A formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial. Brasília, DF: ABEPSS, 2021. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/20210611_formacao-em-servico-social-e-o-ensino-remoto-emergencial-202106141344485082480.pdf. Acesso em: 16 ago. 2025.

ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Monitoramento graduação e pós-graduação: a formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial. Brasília, DF: ABEPSS, 2022b. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/abepss-monitoramento-ere-graduacao-e-posgraduacao-202212021724546285500.pdf. Acesso em: 16 ago. 2025.

ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Política de Comunicação: Política de comunicação da ABEPSS aprovada na assembleia geral ordinária da Associação em 17 de dezembro de 2022. Brasília, DF: ABEPSS, 2022. Disponível em: https://media.webfans.com.br/abepss/uploads/2024/10/Politica-de-Comunicacao-ABEPSS-versao-definitiva_31-05-2023.pdf. Acesso em: 20 out. 2025.

ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Política de Comunicação da ABEPSS: versão para debate público. Brasília, DF: ABEPSS, 2022c. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/politica-de-comunicacao-abepss-debate-publico-202206142233236130570.pdf. Acesso em: 16 ago. 2025.

BARBOSA, Marina. Educação superior e universidades em tempos de pandemia: alguns apontamentos. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). A formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial. Brasília, DF: ABEPSS, 2021. p. 7–22. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/20210611_formacao-em-servico-social-e-o-ensino-remoto-emergencial-202106141344485082480.pdf. Acesso em: 16 ago. 2025.

CARDOSO, Priscila F. G.; LIMA, Marina P. de; BARTHOLOMEI, Maria Alice. O (não) lugar da mulher-mãe na universidade, resistências e conquista no ENPESS/2022. Temporalis, v. 23, n. 46, p. 309–327, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/40499. Acesso em: 10 ago. 2025.

CFESS – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. 2º Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social: live especial. CFESS, Comunicação, 2 jun. 2022. (1 vídeo, 2:37:07). Disponível em: https://www.cfess.org.br/midia-video/view/54/2-seminario-nacional-residencia-em-saude-e-servico-social-live-especial. Acesso em: 20 out. 2025.

CFESS – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social: edição comemorativa trilíngue: 25 anos das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Brasília, DF: ABEPSS, 2021. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_202303021650422939500.pdf. Acesso em: 20 out. 2025.

FARAGE, Eblin. Ensino Remoto Emergencial: o que deve ficar e ao que devemos resistir? In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Monitoramento graduação e pós-graduação: a formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial. Brasília, DF: ABEPSS, 2022b. p. 8–23. Disponível em: https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/abepss-monitoramento-ere-graduacao-e-posgraduacao-202212021724546285500.pdf. Acesso em: 16 ago. 2025.

FRANCO, Justa H. O Brasil não consegue respirar. Revista Radis, 01 jan. 2022. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/opiniao/editorial/o-brasil-nao-consegue-respirar/. Acesso em: 10 ago. 2025.

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 701-718.

GUERRA, Yolanda; FONSECA, Camylla. Reflexões contemporâneas sobre o debate dos fundamentos, do trabalho e da formação profissional. Uberlândia: Navegando Publicações, 2023. (Coleção José Paulo Netto, v. 03)

IRINEU, Bruna A. et al. Crise capitalista, questão social no Brasil e diretrizes curriculares da ABEPSS: editorial. Temporalis, v. 21, n. 42, p. 6-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p6-15. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/37282. Acesso em: 20 out. 2025.

LEAL, Fabiola X.; GARCIA, Maria Lucia; SILVA, Mylena C. P.; MOISES, Nina G. M. A morte por Covid-19 bate à porta das/os assistentes sociais no Brasil. Libertas. v. 22 n. 1, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/35641. Acesso em: 10 ago. 2025.

TV ABEPSS. A curricularização da extensão no Serviço Social. YouTube, 21 maio 2021. (1 vídeo, 2:15:06). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3OWzvyzDTKM. Acesso em: 20 out. 2025.

YAZBEK; Maria C.; RAICHELES, Raquel; SANT’ANA, Raquel. Questão social, trabalho e crise em tempos de pandemia: editorial. Serviço Social e Sociedade, n. 138, p. 207–213, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.209. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/3k9rXGbpd3TSLjKCrBw9tkC/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2025.

Published

18-11-2025

How to Cite

“Aqui se respira luta!” Diretrizes Curriculares e questão social. (2025). Temporalis, 25(50), 142-156. https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n50p142-156