A UFES E A POLÍTICA DE MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA E AUTORITÁRIA DA DITADURA MILITAR
Resumo
No período da presidência de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), o paradoxo entre as forças modernizantes e repressivas da política adotada pela ditadura militar ficou ainda mais evidente. Na esteira do projeto de desenvolvimento nacional “rápido e seguro”, o governo de Médici materializou a Reforma Universitária, cumprindo o objetivo de sintonizar as universidades com as demandas do almejado “milagre” brasileiro. Ao mesmo tempo, ancorada em elementos da cultura política do regime, como o autoritarismo e o anticomunismo, sua gestão reforçou a repressão política como forma de viabilizar a modernização, expandindo o alcance da comunidade de segurança e informações para o interior das universidades. Posto isso, a partir das noções de adesão, acomodação e resistência, objetiva-se discutir como modernização e repressão se desdobraram na Universidade Federal do Espírito Santo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-11-2017
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).