CORPO E CARNALIDADE NA PENÍNSULA IBÉRICA DO SÉCULO XIV: ENTRE A DISCIPLINARIZAÇÃO CATÓLICA E A SENSUALIDADE ISLÂMICA
Abstract
Este trabalho pretende apontar a interação de idéias antagônicas relacionadas ao corpo, existentes no baixo medievo ibérico, especificamente no século XIV. Pretendemos comparar as percepções diferenciadas do corpo, do sexo e do prazer em duas tradições: o Cristianismo e o Islamismo. Ao analisar a discurso eclesiástico acerca do corpo e da sexualidade, usar-se-á como objeto de pesquisa o “Livro das Confissões”, produzido em 1316, por Martin Pérez. Para examinar a medicina árabe e como a a religião islâmica permite que sejam produzidos discursos mais livres sobre o corpo, sobre o erotismo e a sexualidade será usado o “Speculum al joder” como obra de apoio. O “Speculum al joder” é um tratado médico escrito no mundo medieval editado e traduzido no Reino de Aragão no século XIV, com autor e local de escrita desconhecidos. A metodologia empregada na análise das fontes será a análise do discurso, a fim de depreender como as obras analisadas repetem e transmitem as visões vigentes na época dentro da Península Ibérica. Ao fim pretende-se fazer um balanço de como o processo civilizatório faz uso dos corpos e do sexo de maneira diferenciada nas duas concepções analisadas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
20-01-2016
Issue
Section
COMUNICAÇÕES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).