BOATOS E OPINIÃO PÚBLICA: COMO INFLUENCIAM NA AVALIAÇÃO DOS GOVERNANTES E DE SEUS GOVERNOS?
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar a forma pela qual os boatos podem interferir na construção da imagem de um governante. Tentaremos mostrar que eles influenciam diretamente na formação da opinião pública, a ponto de legitimarem ou descredibilizarem um líder político. Para tanto, utilizaremos exemplos que transitam entre o presente e o passado, como o governo da ex-Presidenta Dilma, do rei francês Luís XV e do imperador Nero. O referencial teórico empregado pautar-se-á no próprio conceito de Boato, discutido por Paillard (1990), Kovacs (1998), Kapferer (1993) e Aldrin (2003; 2005).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-11-2017
Issue
Section
COMUNICAÇÕES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).