MULHER E HISTORIA – OS USOS DA MEMÓRIA PELA CONQUISTA DO ESPAÇO FEMININO
Abstract
No decorrer da história o uso da memória tornou-se um instrumento de poder, servindo para a construção social e delimitando os comportamentos esperados dos atores envolvidos, cabendo à mulher o espaço privado sendo destinada ao cuidado do lar e a educação dos filhos, e ao homem o espaço público destinado aos negócios, à intelectualidade, o papel da visibilidade. A construção deste modelo permitiu o predomínio dos interesses masculinos nos diversos campos sociais desde a política até ao lazer. Para dialogar sobre esta temática foram utilizados como referência principal Jacques Le Goff (1990), Pierre Nora (1993) e Eric Hobsbawn (2002).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-11-2017
Issue
Section
COMUNICAÇÕES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).