A ALIANÇA ENTRE O GETULISTA DE PRIMEIRA HORA E O HOMEM DA GAITA NA DISPUTA PELOS RUMOS DO GETULISMO NO PTB DO ESPÍRITO SANTO (1945 – 1951)
Abstract
No presente trabalho analisa-se as decisões e discussões originárias do Partido Trabalhista Brasileiro no Espírito Santo, porque típicas de sua formação. Se um partido de tipo carismático espera que o sujeito portador desta característica arbitre sobre suas dissidências e seus conflitos internos, Getúlio Vargas negava ao PTB o peso de sua mão para direcioná-lo, sob risco de despertar a ira do partido caudatário de sua estabilidade política, o PSD. Desta maneira, o nascituro partido comportou, também no Espírito Santo, sucessivos conflitos internos durante boa parte de sua existência. Em sua fase inicial, discursivamente, as disputas recaíam sobre a celeuma de quem seria mais agraciado pelo líder; quem poderia defender melhor seu legado e sua permanência política. Porém, se as disputas organizacionais durante os primeiros anos do PTB capixaba assentavam-se no debate em torno de quem seria mais getulista, uma análise mais minuciosa aponta que o que estava em jogo era a definição, não de quem, stricto sensu, mas de como deveria ser o getulismo no Espírito Santo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-11-2017
Issue
Section
COMUNICAÇÕES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).