A LINGUAGEM COMO ARENA: CONFLITOS E RESISTÊNCIA EM PERFORMANCES CULTURAIS
Abstract
O presente trabalho visa a refletir sobre a importância da linguagem no que tange à expressão de conflitos sociais e relações de poder, expressos linguisticamente na arena discursiva de performances culturais de comunidades tradicionais, notadamente, indígenas e quilombolas. Nesse contexto, a tradição e a memória são reinscritas historicamente e atualizadas na performance do tempo espiralar. Em um cenário de violência e injustiças, performances culturais, como o rap guarani e o Ticumbi de São Benedito, respondem linguística e ideologicamente a esses conflitos. A corporeidade, os versos e a voz de membros de comunidades indígenas e quilombolas atuam responsiva e eticamente na denúncia, na luta e na perspectiva concreta de construção de uma realidade mais justa e equânime.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-11-2017
Issue
Section
COMUNICAÇÕES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).