EDUCAÇÃO NA CIDADE: O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA CIDADE DE VITÓRIA EM DEBATE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abstract
Este artigo apresenta pesquisa em andamento realizada no Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa integra o programa de formação de professores desenvolvido no Grupo de Pesquisa (CNPq) sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) e teve início em março de 2016. Esse estudo busca compreender o processo de modernização de Vitória, capital do Espírito Santo e também a elaboração de material educativo que fomente reflexão e práticas educativas sobre a história urbana desta cidade. A investigação utiliza como aporte metodológico a pesquisa intervenção com ações colaborativas de Freitas e Ibiapina e dialoga com autores que abordam a cidade de forma crítica, tal como Lefebvre, além de estudiosos da história de Vitória como Ferreira, Klug, Siqueira, Schutz-Foerste, entre outros. Utiliza a Pedagogia Histórico-Crítica para favorecer a mediação do saber sistematizado por meio da elaboração de materiais educativos e de formação de professores da educação básica composta por encontros teóricos e visitas a espaços da cidade de Vitória.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-11-2017
Issue
Section
COMUNICAÇÕES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).