A ESTÁTUA EQUESTRE DE D. JOSÉ I E O LEGADO POMBALINO NA RECONSTRUÇÃO DE LISBOA
Resumen
O presente trabalho analisa a promoção do legado pombalino, a partir da Estátua Equestre de D. José I, inaugurada em 1775. Para compreender a importância de tal monumento, devemos considerar as consequências do Grande Terremoto de 1755, uma vez que a construção daquele monumento artístico e simbólico ocorreu em razão da reconstrução da cidade de Lisboa, destruída pela catástrofe. Nesse contexto, buscamos escrutinar a política encabeçada por Sebastião José de Carvalho e Melo mais conhecido pelo título de Marquês de Pombal (1769), bem como seus desdobramentos no projeto de reconstrução da cidade.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
20-01-2016
Número
Sección
COMUNICAÇÕES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).