UMA CIDADE ENTRE DOIS MUNDOS: VITÓRIA NARRADA NO FIM DO SÉCULO XIX
Resumen
No decorrer do século XIX, o Brasil passou por uma série de transformações sociais, econômicas e políticas. A vitrine dessas transformações era a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Porém, essas transformações também teriam que ocorrer no restante do país para que se consolidassem efetivamente. Assim, nos propomos a analisar de que forma essas transformações ocorreram na cidade de Vitória no final do século XIX e como foram percebidas por aquele que não é vivente local e possui um olhar diferenciado para perceber elementos que possam parecer rotineiros aos locais. Dessa maneira, utilizaremos como fonte o livro de viagem: Viagem ao Espírito Santo – 1888 escrito pela princesa Teresa da Baviera quando excursionou pela Província do Espírito Santo. São três fundamentos nos quais nos amparamos nesse trabalho, em primeiro lugar está a qualidade da narrativa, com a sua rica descrição. Em segundo lugar, a própria autora encontra-se entre dois mundos, pois é uma europeia visitando o Brasil. E em terceiro lugar, de natureza teórica, a validade em explorar essa fonte está na operacionalização do conceito de escala em estudos históricos, formulado por Jacques Revel (1998).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
20-01-2016
Número
Sección
COMUNICAÇÕES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).