ESPÍRITO SANTO (1930-1943): POPULISMO OU HEGEMONIA OLIGÁRQUICA?
Resumen
Em geral, alguns estudiosos brasileiros concordam que o populismo no Brasil teria nascido durante a década de 1930. O momento principal para tal acontecimento foi a própria revolução de 1930, que levou novos atores políticos a direção do Estado. Assim, as transformações decorrentes desde 1930 implicaram também em mudanças estruturais do Estado, criando desse modo um Estado de massas, no qual as classes médias urbanas fariam parte do novo pacto político. Neste artigo, procuramos entender uma realidade peculiar, ou seja, o estado do Espírito Santo, portanto tentamos entender se esta realidade também foi afetada pelas transformações posteriores a 1930. Portanto, procuramos delinear os principais acontecimentos históricos no estado do Espírito Santo, entre 1930 a 1943, visando, sobretudo, esclarecer acerca da presença ou não do populismo na política local, nos fundamentando em uma memória historiográfica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-11-2017
Número
Sección
COMUNICAÇÕES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).