ÂNCORA MEDICINAL: O MANUAL LUSO DO COMER BEM E COM SAÚDE
Resumen
A presente comunicação visa fazer um panorama geral sobre como Francisco da Fonseca Henriquez mostra o consumo de alimentos no período joanino do século XVIII português utilizando como fonte de análise a obra Âncora Medicinal – para conservar a vida com saúde (1731). Nela é possível constatar alimentos consumidos no período e as modificações alimentares da modernidade como a separação dos doces e salgados, a leveza e a dureza de cada alimento e, principalmente o consumo de bebidas tidas como exóticas, ao exemplo do café e do chocolate e como se relacionavam com a dietética. Como médico formado em Coimbra, prezava por considerar saberes da medicina medieval e não descartar certas modificações da era moderna. Assim, propõe-se explorar a união desses aspectos por Henriquez no livro, a junção do cuidado com a saúde do indivíduo e o prazer de comer, algo notório dentro do período moderno português.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-11-2017
Número
Sección
COMUNICAÇÕES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).