HISTÓRIA, MEMÓRIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DOS REGIMES NÃO DEMOCRÁTICOS
Résumé
A consagração de conteúdos reproduzidos e retransmitidos nos bancos escolares insere-se num contexto de produção e circulação de bens simbólicos, onde os historiadores do presente encontram-se desafiados a romperem as barreiras que tem dificultado os debates acadêmicos e a produção dos novos conhecimentos históricos. A escola é o espaço onde as sociedades disputam as memórias sobre si. Sendo necessário trazer para o debate contemporâneo as questões sobre a ditadura militar e não tratá-la como algo presa ao passado. Neste contexto, para entendermos melhor regimes ditatoriais e, sobretudo, o regime brasileiro, é necessário compreendermos os efeitos da violência sobre as vítimas e suas consequências, com a finalidade de estabelecer uma conexão entre o passado e o presente.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
15-11-2017
Numéro
Rubrique
COMUNICAÇÕES
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).