A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO MEIO RURAL (1950): UMA MISSÃO CIVIZADORA EM ITAPERUNA (RJ)
Résumé
Este trabalho é resultado de pesquisa que teve por finalidade analisar, em uma perspectiva histórica, a primeira Missão Rural de Educação de Adultos nas áreas rurais do município de Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma ação extensiva da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA). Para isso trabalhamos com alguns impressos que divulgaram os resultados dessa experiência educacional, quais sejam: “Missão rural de educação de adultos: um ensaio de educação Integral”, produzido por Lourenço Filho e José Irineu Cabral; “Relatório do Serviço de Educação de Adultos para o Exercício de 1950”, do Ministério da Educação e Saúde; e “A experiência de Itaperuna. Uma tentativa de organização da comunidade. Contribuição para o Serviço Social Rural”, do Ministério da Agricultura. Partindo das ideias de Ginzburg (2002) é possível questionar um impresso e compreendê-lo mais do que mediador do discurso, pois as linhas, as entrelinhas e os aspectos que estão para além dele nos oferecem “o que está fora do texto”. Também recorremos ao conceito de processo civilizador de Norbert Elias para compreender o vínculo entre educação e civilização pelo qual a Missão rural se guiou. Essas fontes nos levam a compreender que tal experiência, iniciada em 1950, teve como objetivo principal indicar, no plano nacional, diretrizes técnicas de processos educativos e assistenciais visando à melhoria das condições de vida econômica e social das comunidades rurais, e também apoiar os centros de treinamento destinados aos professores leigos para a preparação de filhos de agricultores. Dotada de sentido normativo, essa perspectiva educativa contava com um projeto civilizador que abrandava costumes com vistas a interagir com os hábitos sociais existentes e recomendados.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
15-11-2017
Numéro
Rubrique
COMUNICAÇÕES
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).