A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE O ESTADO NA LEGITIMAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA
Résumé
O presente artigo tem o objetivo de discutir a influência da globalização sobre estado na legitimação da música brasileira, dentro de uma perspectiva da sociologia cultural. A análise do artigo tem como referência a discussão dos processos assimétricos na produção cultural, seus agentes sociais e suas relações entre autores, produtores, mercado, público e indústria cultural - juntamente com o projeto de nação para legitimar o conceito do que é cultura. Através da sociologia da cultura e seus teóricos, busca-se compreender como se dá a construção social dos gostos, seus representantes legitimados dentro do campo artístico e consequentemente, o valor distintivo das suas produções e como resultado, seu projeto de nação e suas distinções entre as classes sociais e formas de consumo. A discussão faz uma análise sobre a indústria fonográfica brasileira e o valor dos bens culturais considerando toda a relação do capital e sua dimensão simbólica para legitimação de identidades culturais e sociabilidades de consumo através da música.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
15-11-2017
Numéro
Rubrique
COMUNICAÇÕES
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).