RUMO A UM MOVIMENTO TRABALHISTA: PCB EM BUSCA DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE ATRAVÉS DO FOLHA CAPIXABA
Résumé
Este artigo foi produzido a partir dos resultados atrelados a uma pesquisa de Iniciação Científica que teve como objetivo estudar a trajetória dos operários de carris do Espírito Santo. Para tal objetivo foi utilizada a análise do discurso do jornal Folha Capixaba, que pertencia ao Partido Comunista do Brasil (PCB). O período abordado foi o de 1954 a 1961 pelo fato de que o acervo do periódico, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, estar disponível apenas para esta fase, tendo iniciado sua publicação em 1945. O objeto de pesquisa em questão foi definido no interior do projeto de pesquisa do Prof. Dr. André Ricardo Valle Vasco Pereira, coordenador do Grupo de Estudos do qual fez parte este pesquisador no Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias da UFES (LEHPI/UFES). O aparato teórico utilizado se baseou nas obras de Antonio Gramsci (1999-2002) e E. P. Thompson (1987). O tratamento de fontes seguiu a proposta de Ciro Cardoso (1997) sobre a análise do discurso, visando conhecer a história desta categoria profissional e o projeto do partido para ela. Dessa forma, esse apêndice foi puxado dos resultados desse trabalho, se derivando, em análise para como o partido através do jornal acompanhou o processo histórico do desenvolvimento da consciência de classe que veio sendo desenvolvida dentro do recorte proposto.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
15-11-2017
Numéro
Rubrique
COMUNICAÇÕES
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).