ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: ALGUMAS REFLEXÕES
Résumé
O ensino da História indígena tornou-se obrigatório por meio da Lei n. 11.645/08 no currículo de educação básica em todo o país. Entretanto, o que notamos ao longo da experiência como docente e formadora de professores, é um descompasso entre a lei e a sua efetivação na prática. Ainda permanecem equívocos de abordagem em relação à história indígena em relação aos conceitos de identidade, tradição, cultura e uma certa generalização dos temas referentes à temática indígena. Por outro lado, existem avanços e pesquisas interdisciplinares que envolvem História e Antropologia e vêm trazendo à tona novas abordagens sobre o assunto partindo de experiências regionais, revelando múltiplas histórias locais. As reflexões que trazemos para esta comunicação partem de diálogos indígenas sobre o ensino de história regional. Nossa abordagem advém da Etno-história e da importância de se considerar as visões indígenas sobre a história. É importante que as histórias indígenas e questões referentes ao território e à identidade étnica sejam parte constitutiva dos cursos de ensino básico e superior.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
15-11-2017
Numéro
Rubrique
COMUNICAÇÕES
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).