NOTAS DE PESQUISA SOBRE A FRONTEIRA NORTE-CAPIXABA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS.
Résumé
A presente comunicação tem por interesse discutir o intrincado processo de delimitação da fronteira entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, cuja imprecisão, desde o período colonial brasileiro, levou ao surgimento, já no século XX, do litígio, solucionado somente no ano de 1963, por meio de um tratado firmado entre as duas unidades federativas. Pretende-se apresentar, deste modo, a principal categoria teórica que vêm sendo instrumentalizada na pesquisa, com a finalidade de iluminar o objeto proposto, no qual destacamos o conceito de fronteira, visando identificar qual é a tradição posta na delimitação desta em território brasileiro. Foi adotado no Brasil dois modelos diferentes no que diz respeito ao conceito de fronteira. Esses modelos, consequentemente, em nossa análise, vão estar diretamente ligados ao problema do nosso objeto de estudo – a fronteira norte capixaba (Espírito Santo e Minas Gerais).Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
15-11-2017
Numéro
Rubrique
COMUNICAÇÕES
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).