REPRESENTAÇÃO DE SI E DO OUTRO NAS CARTAS DE AGOSTINHO DE HIPONA (390-430)
Resumo
A comunicação pretende apresentar as cartas escritas pelo bispo Agostinho de Hipona como lugar onde ele constrói as representações de si mesmo (como bispo da verdadeira igreja católica, defensor da verdade e da ortodoxia, pastor interessado no bem do seu rebanho e na salvação dos pecadores) e de seus adversários (como pagãos, heréticos ou cismáticos, desviados da verdadeira fé). O objetivo é problematizar o uso desse tipo de documentação para compreender os conflitos, as relações e as redes de poder existentes no contexto africano tardo antigo, bem como desvendar as estratégias utilizadas por Agostinho a fim de persuadir os seus interlocutores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-01-2016
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).