ESPÍRITO SANTO: TRAJETÓRIAS MIGRATÓRIAS PARA A CIDADE
Resumo
Discute a mobilidade humana e a cidade como lugar de acesso, traduzido no desejo do imigrante em obter novas oportunidades de trabalho, de consumo e de estilos de vida. Para tal, analisa narrativas de migrantes nordestinos e mineiros assentados, na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, no último quartel do século XX. Associa a “ilusão migratória”, como elemento que conecta os migrantes aos seus locais de destino, com a perspectiva da cidade como lugar de acesso às oportunidades. Considera, ainda, os processos de industrialização, urbanização e migração como relacionados, reverberando de diversas maneiras.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-01-2016
Edição
Seção
COMUNICAÇÕES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a estes anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes anais.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).